quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Leituras#1

Sempre tive um grande interesse e curiosidade numa determinada época da história de Inglaterra, a dinastia Tudor. O drama que envolve aquela época, Henrique VIII e as suas várias rainhas, e os acontecimentos que se desenrolaram nessa altura são dignos de um romance/filme, mas o que acho que acaba por, ainda hoje, me espantar mais é que realmente sucederam e criaram efeitos sem precedentes naquela nação.
Descobri há uns tempos atrás os livros da Philippa Gregory, em que numa determinada colecção ela dedica-se exclusivamente a contar essa mesma época, desde o início, permitindo-nos conhecer os factores todos da história, abordado por vários ângulos, e obviamente, romanceado. Até agora li os dois primeiros - A Princesa Determinada e Duas Irmãs, Um Rei - e adorei! São viciantes os livros, e a escrita dela cria aquela curiosidade crescente ao longo do livro de querer saber mais e como é que vai ser resolvida cada situação que nos é apresentada. É evidente que aqui o final é do conhecimento geral, as rainhas de Henrique VIII são executadas, aí não há surpresa nenhuma. O que é verdadeiramente interessante é como é que os factos se foram desenvolvendo até se chegar a este terrível desfecho.
Aconselho vivamente a leitura!
Agora, uma outra história completamente diferente é a adaptação cinematográfica de um dos livros, precisamente o último que acabei de ler há uns dias. Duas Irmãs, Um Rei está terrível quer a nível da realização quer a nível do argumento. Não vou adiantar muito o desenvolvimento do romance, para não estragar a leitura a ninguém que esteja interessado, mas posso dizer que no filme foram alterados muitos elementos, coisas como a relação Ana Bolena - Maria Bolena, a relação Maria - Henrique VIII. Existe uma personagem que aparece no livro e acaba por ter um grande destaque e que no filme aparece uma vez, não se ouve falar mais dele e no fim aparece do nada como se fosse a personagem-chave da história! E como estes, há muitas mais coisas que estão erradas... Já sei, os filmes costumam ficar sempre a perder para os livros porque têm de condensar tudo num filme com um tempo já pré-determinado, sim senhora. Uma coisa é não incluírem alguns pormenores, outra completamente diferente e alterarem os factos e eliminar acontecimentos que são determinantes para perceber o desenrolar da história...
Quanto à realização, é péssima! O filme é rapidíssimo, parece que estão a fazer uma corrida qualquer para chegar ao final do filme, com uma sequência brutal de cenas sem transição nenhuma, sem explicar nem A nem B, não há tempo para isso. Relativamente aos actores, a coisa até nem está má, as 3 personagens principais estão bem entregues e bem interpretadas, tendo em conta o guião que lhes foi dado.
Aconselho vivamente a leitura, mas aconselho mais ainda que a façam antes de verem o filme! Não desaconselho o filme, porque é interessante a abordagem diferente que dá ao livro, o trabalho dos actores é bom e acaba por ser um bom filme de final de tarde. =)



Sem comentários: