domingo, 22 de maio de 2011

Feira do Livro

A nova localização da Feira do Livro em Coimbra tem criado muita contestação à equipa de organização da mesma. Queixam-se que a nova localização, ao ar livre e à beira-rio, levou a que muita gente se deslocasse para lá só com o intuito de lazer, e que a "comunidade do livro" não se deixou ir em cantigas e paisagens bonitas. Ora, meus amigos, preferem realmente uma tenda monstruosa no meio duma praça? Sim, aí era muito mais perto de potenciais compradores como estudantes e da tal "comunidade do livro" que já se tinha habituado a esse local sensacional (ou não!). Mas e em termos de estacionamento? E falando de espaços abertos e ar livre, que é o que apetece em plena Primavera??
Na minha opinião, a proibição da instalação da tenda foi um ganho enorme para a cidade, pois aquilo destruía a imagem da Praça da República, a rua ficava toda tapada, e andar dentro de uma tenda enorme sempre às voltas para a frente e para trás que nem formigas não é lá muito do meu agrado. Chegava-se a um ponto que nem se sabia quais os stands que já se tinham visto. E para não falar das vantagens para o turismo na cidade. Colocar uma tenda gigante numa praça central e histórica não permite passar a mensagem e mostrar realmente a dimensão daquele local. A realização da Feira do Livro no Parque Verde do Mondego só vem contribuir para o evoluir da mesma, pois se por um lado a tal "comunidade do livro", se gosta assim tanto de livros, vai lá na mesma e até tem melhor sítio para estacionar, as pessoas que se deslocam ao Parque Verde por lazer, irão dar uma espreitadela por curiosidade e provavelmente irão comprar algum livro. Agora, não me venham dizer que o baixo resultado de vendas deste ano se deve à nova localização! Caso os iluminados se tenham esquecido, muito antes de a feira se realizar na Praça, esta era realizada no Parque da Cidade! A verdade é que a crise está realmente por toda a parte, e infelizmente as pessoas cortam logo em coisas como os livros, porque vamos lá ser sinceros e admitir que mesmo com o desconto da feira os livros não ficam muito baratos...
Portanto, cara organização da Feira do Livro, não sejam conservadores e comodistas, e continuem com a Feira do Livro no Parque Verde do Mondego, porque é uma muito boa aposta e torna a visita muito mais agradável. O Turismo agradece... =)

Sem comentários: